Ih caras eu acho que a moçada tá con-fundindo muito as coisa.

Nada de mais:

* comandos no terminal terminados com & faz o shell colocar o comando em
segundo plano, e o shell retorna o prompt imediatamente.
* comandos no terminal não terminados com & faz o shell executar o comando e
o prompt não retorna imediatamente.

Só isso.
Observe que há comandos que, mesmo que não sejam executados com & vão para o
"segundo plano" (ex. firefox). Na verdade é que o firefox.bin antes de
executar o navegador propriamente falando, cria um novo processo, filho de
Init (o processo "pai" de todos) e é nesse processo filho que está o
navegador.

Outra coisa:
se você fechar um terminal (shell) a partir do X da janela, ele fecha o
terminal e mata todos os filhos (o X na verdade manda um sinal Kill para o
processo da janela).
se você fechar um terminal com exit, o shell tem tempo de quebrar a árvore
de processos e os processos filhos de segundo plano vão para o Init e depois
o shell finaliza.

Simples assim.

André Cavalcante
Manaus, AM.