Cara, pra usar um monte de sistemas no mesmo pc, vc precisa primeiro estudar
os gerenciadores de boot e desenhar num papel o que vc pretende. Já ouvi
falar de ferramentas do Debian que identificam outros SOs e colocam no Grub,
infelizmente não lembro o nome nem sei se existem no Ubuntu.

Mas não custa muito estudar as opções do Grub ou do Lilo e aprender a
colocar os outros sistemas lá na mão.

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com
http://ostelematicos.blogspot.com