Caros Colegas, essa questão de tamanho de swap é bem polêmica, e está
intimamente ligada ao tipo de utilização que a sua máquina vai ter. Alguns
puristas da IBM dizem que sempre (e levam isso ao pé da letra) o swap deve ter
o dobro do tamanho da memoria principal, outros dizem que depende da quantidade
de memória e blá blá blá. Eu particularmente acredito que o tamanho da área de
swap deva ser de acordo com o tipo de aplicativo que a sua máquina vai rodar.
Por exemplo, sou desenvolvedor e trabalho com ambientes pesados
(desenvolvimento java com eclipse, netbeans e etc), se a máquina tem 1Gb de ram
eu reservo no minimo a mesma qtde de swap (o ideal é 1,5x), e a máquina tem 2GB
ou mais eu reservo metade disso no disco para swap, isso numa configuração para
desktop de desenvolvimento. Caso vc esteja pensando em um servidor, é
totalmente diferente esse princípio, veja bem, isso é tão somente a forma como
eu faço, o que não deve ser a melhor forma nem mesmo a mais correta, mas tem
funcionado bem desse jeito.
[]'s
Alexandre Jorge Sobrinho