Você também pode:

1. criar um usuário restrito, configurar o ambiente de desktop dele.
2. entrar como o usuário com poderes de sudo e copiar o home do usuário para
o /etc (ou outro diretório):

$ sudo cp -R /home/ususario /etc/

3. crie um script para o boot, que execute:

$ cp -pR /etc/usuario /home

Ele vai sobrescrever apenas os arquivos mais de sistema mesmo. O usuário vai
poder mudar as configurações, mas vai perdê-las sempre que desligar a
máquina.

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com
http://ostelematicos.blogspot.com