O Skype usa protocolo proprietário, portanto não há implementações livres
para a rede do Skype.
O Ekiga utiliza protocolos padrão internet para voip, logo pode se conectar
em qualquer rede voip padrão.
O Ekiga também tem uma comunidade e uma rede próprias.
Se você tem que falar com pessoal que tem skype, tem que baixar o skype.
De qualquer forma, estes sistemas de voip utilizam um server para controlar
a chamada, não sendo, portanto, realmente softwares de conversação
ponto-a-ponto. A centralização da conversa é baseada nos sistemas de
telefonia fixa que já existem e o seu objetivo é realizar tarifação de
chamadas. De fato, o skype não tarifa ligações entre PCs porque não quer.
Mas tarifa ligações entre PCs e telefones reais.

Essa discussão já aconteceu na lista, veja o histórico.

André Cavalcante
Manaus, AM.