Grato, Leonardo.

Já desabilitei a opção pelo CD e recarreguei o Synapitic, tudo certinho,
veleu pela dica.
Quanto ao retorno, já virou um hábito, não só em agradecimento à ajuda
como no intuito de repassar aos demais novatos como eu uma forma simples
de resolver uma questão que eu julgava complicada até obter a solução.

Scanner:
Sábado testei o X-Sane, ele levou cerca de 40 segundos para localizar o
dispositivo e abriu, porém não funcionou... de todo.
O sinal foi enviado para visualização, a impressora deu um sinal de
partida mas parou e travou o x-sane.
Hoje, ele abriu direto, mas, repetida a operação, ocorreu o travamento.
Na carga de configuração do x-sane, aparece Lexmark:X1100.drc no
diretorio .sane/xsane - Não sei como verificar, mas creio que ele está
vendo o antigo driver.
Teria um procedimento para realizar a alteração do driver no xsane ou
seria interessante remove-lo e proceder uma reinstalação para
reconhecimento do novo driver?

Abraços,

Salles (Nethell)