Prezada Laura,

Pelo que fui aprendendo por aqui:

Para copiar arquivos, pode usar pelo terminal o comando
sudo cp -R (arquivo local) (arquivo destino)

Quanto à conexão da velox, se modem roteado o Ubuntu costuma conectar
direto na instalação, se não roteado, use no terminal o comando
sudo pppoeconf
Siga as instruções.

Bem, os mais experientes te informarão mais detalhes, se necessário.

Abraços a todos,

Salles (Nethell)