(o texto a seguir é uma piada):
"que tal puxar a tomada! quem sabe a ntfs
não dá pau e vocês instalam o ubuntu?"

(agora sério)
leia sobre RDP - remote desktop protocol
http://www.rdesktop.org

$ man rdesktop (q para sair)
$ rdesktop ipXP

(as máquinas XP tem que estar o RDP ativado)

creio que você consiga executar o DesktopXP
remoto sobre o Linux... talvez seja possível
desligar a máquina XP.

(de XP pra XP eu sei que funciona!!!)

para ligar as XPs descubra os MAC das placas de rede,
para cada uma delas execute o comando no Linux:
$ wakeonlan 00:00:01:AA:BB:CC

se as bios das XPs suportarem e a opção estiver ativa,
é possível que elas "acordem" sozinhas.

    espero ter ajudado,

         um abraço do

            anderson