Nilo,

Acato sua idéia, é realmente muito útil para novos usuários mas há uma
coisa a ser definida neste ponto, até em respeito às máquinas dos
usuários que você citou.
Se tudo isto for incluso em uma distro provavelmente geraria um DVD, e
muitos usuários não tem um instalado em suas máquinas, o que geraria um
problema na distribuição.
Em termos de Brasil, acho que a distro em CD pode ter uma distribuição
maior, pois será acessível a muitos usuários com poucos recursos em
termos de máquinas.
Os complementos poderiam fazer parte de um segundo CD, com a instalação
dos recursos, tutorias ou drivers individualizada por um menu, digamos.

Creio que isto é um fato que deverá ser levado em conta. Não é uma
questão de abranger usuários, mas de facilitar essa abrangência.

Sem qualquer demérito, ao contrário, eu parabenizo a turma do Kurumin,
mas eu não me adaptei a este. Embora tenha muitas praticidades que o
Ubuntu não tem, considero-o pesado e exigente quanto às máquinas. Eu não
consegui instalar o Kurumin em máquinas que, por exemplo, utilizam um
monitor antigo ou placas de vídeo sem recursos, mesmo utilizando as
diversas opções de boot.
Pode até ter havido alguma coincidencia favorável, mas isto não ocorreu
com o Ubuntu, tive sucesso em todas as instalações. Ele é leve e
simples, adaptável a situações de máquinas sem muitas exigências.
A meu ver, esta leveza e simplicidade é o ponto alto do Ubuntu e deve
ser mantido com essas características.

Abraços,

Salles (Nethell)