Sim sim, eu sei que rpm é para red hat e tal, por isso que eu achei estranho
o erro, mas o ponto é que essa é a unica versão de linux para baixar, o
resto é para solaris ou processador SPARC.
O arquivo veio zipado, nao era .rpm nem .deb, e dentro tem o script de
installer que na real só chama uma classe java de instalação.
Não sei mais o que fazer =/ Não achei absolutamente nada no Google da
instalação do sun studio 12, apenas do 8, que pelo visto é bem diferente.
Obrigado pela ajuda mesmo assim... se alguém tiver mais idéias, fico
agradecido

Fernando C. Bunn