Em 22/02/2008, às 16:13, [EMAIL PROTECTED] escreveu:

> De: Alex <[EMAIL PROTECTED]>
> Data: 22 de fevereiro de 2008 15h7min2s GMT-03:00
> Para: "Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro" <ubuntu-br@lists.ubuntu.com
> >
> Assunto: Re: [Ubuntu-BR] OFF- M$$ e sua iniciativa em codigo aberto
> Responder A: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
> <ubuntu-br@lists.ubuntu.com

> Nunca pensei que open seria de graça...

Não misture as coisas. Pagar por serviços sobre produtos open source é
uma coisa. Pagar royalties por algo q não faz o menor sentido ser
cobrado é outra. Ou vc costuma pagar royalties pra alguém qdo usa seu
Ubuntu Linux p/ acessar um share Windows via SMB?

> A licença é em distribuir e não para usar como no caso de Windows
> Office. é
> algo diferente.

Leia direito o post original ou a tradução acima. Se a MS não cobrar
do distribuidor, vai COBRAR DO USUÁRIO. E, ainda assim, isso significa
q então ela vai começar a cobrar da Canonical, da Red Hat, da Novell,
etc pq elas têm SMB embutido? Não é curioso q isso nunca tenha sido
feito antes?

Esse foi o mesmo princípio aplicado pela SCO na época do FUD-anti-
Linux: ao invés de cair matando nas distribuições "majors", ela
começou a enviar cartas para os *usuários*. Segundo consta, alguns
infelizes caíram na chantagem barata.

> Agora vamos brincar de conceitos: o q é uma "distribuição não-
>
> Olha Caixinha é quem compra em bazar! esse é o piro modelo de compra
> de
> produto onde o varejista triplica o valor do que já não é barato,
> OEM custa
> bem menos e OPEN Lisensing tb(empresas). consumidor final não é o
> caso aqui
> em questão.

O termo "caixinha" foi só para fazer um paralelo com o MODELO DE
NEGÓCIOS PROPRIETÁRIO, onde a "caixinha" física pode até não existir,
mas vc paga essencialmente pelo direito de USAR o software.  VC NÃO
PAGA LICENÇAS DE USO PARA USAR RED HAT, NOVELL SUSE OU MESMO UBUNTU.
Vc paga SUBSCRIÇÕES para SERVIÇOS.  Imagino q vc conheça a diferença.

LEMBRANDO PARA QUEM É NOVATO EM SOFTWARE LIVRE / OPEN SOURCE: VC NÃO
COBRA PELO "DIREITO DE USO". Vc cobra pelos SERVIÇOS que agregam valor
para o cliente.

> As "patentes" citadas sequer eram reconhecidas na Europa. Pelo texto
>
> E qual OS com prentensão ao mercado de negócios não tem nada embutido?

Acho q vc não entendeu a questão (novamente). Patentes sobre modelos
matemáticos, algoritmos, etc NÃO ERAM reconhecidas na Europa (assim
como NÃO SÃO no Brasil). Da forma como o "acordo" foi colocado, dá a
entender q a Europa passou a reconhecê-las tacitamente.

Patentes de software tendem a ser triviais e contar com muita "prior
art". MAS, encarar no tribunal uma empresa com capital na casa dos
bilhões de dólares é algo q não é viável pra empresas (bem) menores.
Por essas e por outras q até a própria MS advoga a alteração no modelo
de patentes dos EUA.

Inclusive, aproveitando a deixa, SE NA DÉCADA DE 70/80 EXISTISSEM
PATENTES DE SOFTWARE NOS EUA, E O VISICALC FOSSE PATENTEADO, A
MICROSOFT JAMAIS TERIA CONSEGUIDO SUCESSO FINANCEIRO COM O EXCEL. E
isso quem disse foi o próprio Bill Gates ainda na década de 80. Antes
da maré virar a favor deles. Imagino q vc saiba o q é um acordo de
cross-licensing e suas conseqüências (danosas) para a inovação.

> Como não acharam as tais 200 patentes q o kernel Linux infrigia, então
>

> Se uma patente de uma empresa é infirgida é lei, e deveria ser
> respeitado, Pelo que se a Microsoft infringir tb é crime o contrário
> não?
> não é defesa mas bom senso. Ninguem pode ser favorecido pela lei.

Novamente: (1) faria sentido se essas patentes pudessem facilmente ser
colocadas sob julgamento e invalidadas qdo não fizessem sentido ou
fossem triviais (NÃO É O CASO, pois só pra chegar a julgamento gastam-
se MILHÕES de dólares); (2) as tais patentes NÃO valem em boa parte do
mundo FORA dos EUA; (3) a MS nunca tinha exibido as tais patentes,
portanto várias implementações existentes podem vir a ser enquadradas
no caso a priori, pois (a grosso modo) os métodos para resolver o
mesmo problema podem muito bem ser idênticos (ou ALGORITMOS ÓTIMOS
PODEM SER EQUIVALENTES).

Vc já leu uma aplicação de patente do USPTO??? Dê uma olhada e depois
vá defender o tipo de coisa q é patenteada por lá.

> Se forem observar a Apple é quem mais se cerca e amarra por patentes
> e usa
> UNIX descaradamente como núcleo do OS. Vejo que está tendo um "enorme"
> retorno por parte dela ao Mercado.... as regras do jogo são claras
> não quer
> ver quem não quer.

Vc REALMENTE precisa se informar melhor sobre o sistema de patentes
norte-americano (q os EUA sonham exportar pro resto do mundo). A
Apple, a IBM e mesmo a Microsoft TÊM de patentear TUDO o q for
possível em seus produtos para se DEFENDEREM dos Patent-Trolls e da
concorrência. Por explo, a Microsoft teve de pagar MEIO MILHÃO DE
DÓLARES por ter infrigido a patente de uma empresa sobre a execução de
applets no Internet Explorer. Sabe o q isso significa? A patente NÃO
tinha nenhum produto como prova de conceito. A patente sequer continha
código bem definido ou algo assim. A patente APENAS descrevia de forma
genérica o q hoje conhecemos como um applet rodando em uma página web.
Como a MS é quem tem deep pockets, foi atrás deles q a Eolas foi qdo
quis extorquir alguém com essa patente podre.

Da mesma forma, vimos a SCO ameaçando o kernel Linux, o Ballmer
fazendo a mesma coisa, etc, alegando q patentes eram infrigidas. Ou
seja, vc pode usar a força das patentes p/ inviabilizar o seu
concorrente, mesmo q seu produto seja inferior.

Assim, infelizmente, é licenciando tudo o q aparece na frente q
empresas como as citadas conseguem se defender. E daí vem aqueles
acordos de cross-licensing, pois é IMPOSSÍVEL rastrear se tudo o q
está sendo desenvolvido já foi patenteado. Há empresas, inclusive,
especializadas em TRADUZIR OS "CLAIMS" DE PATENTES, pois a linguagem
utilizada é sempre OBSCURA, a fim de tentar cobrir o maior número
possível de aplicações de algum conceito.

Se a Regra do Jogo fosse clara, bleeza! Concordo contigo q seria bem
simples. MAS, não é o caso.

[ ]s,

olival.junior