Não sei o tamanho das suas partições e qual a finalidade dessa sua
instalação, mas das três,  uma.

1) Você refaz a instalação e na hora do particionamento você aponta
novamente o hdb5 como /home. Muito cuidado neste momento, não marque a
opção para formatar o hdb5, apenas a partição onde o sistema será
instalado. uma vez vacilei conversando e minha partição foi pro
espaço. minha sorte que tinha feito backup uma semana antes.

2) Monta a partição hdb5 e copia os arquivos para a pasta /home que
está na mesma partição do sistema.

Ex: Cria uma pasta no /media, monta o hdb5, copia os arquivos e desmonta.

#mkdir /media/meusarquivos

#mount -t ext3 /dev/hdb5 /media/meusarquivos

#cp -Rf /media/meusarquivos/* /home/usuário

#umount /dev/hdb5

3) Edita o /etc/fstab para o hdb5
Ex:  /dev/hdb5        /home         ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
Obs.: Para esta opção, numa próxima instalação você reorganiza a casa.
Uma dica seria aproveitar agora que está no início e refazer tudo.

Espero ter ajudado.
[]ão

Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres