Olá Leonardo.

2008/3/4 Leonardo Bernardes <[EMAIL PROTECTED]>:

> Meu HD tem a seguinte configuração:
> http://img134.imageshack.us/img134/7922/particoes1wj2.png
>
> sda1 é a partição apêndice com o Windows XP. Gostaria de apagá-la e
> incorporar o espaço a ela destinado a alguma das minhas partições linux.
> Mas
> em razão do local onde ela se encontra não sei se seria possivel fazer
> isso
> sem antes efetuar um backup do sistema. E aliás, não sei nem mesmo como
> fazê-lo e se isso é possível.

 Cara, realmente não tenho certeza se o gparted pode mover partições, mas
adianto que não é uma idéia legal, pois são muitos dados a serem copiados.

 Uma coisa que você poderia fazer é destinar esta partição para acomodar um
diretório do seu sistema, mas seria uma opção que também implicaria em uma
boa quantidade de arquivos a serem copiados.

> *Alguém poderia sugerir o que devo fazer e que precauções devo tomar?

 Apenas como uma sugestão, eu formataria e instalaria o sistema novamente,
com um esquema de particionamento diferente. Não sei o que está nesse seu
diretório /media/store, mas parece muita coisa para ser feito um backup.

 Sem formatar, eu tentaria fazer assim:
NÃO FAÇA ISSO ANTES DE LER TUDO E DE QUE MAIS ALGUÉM DÊ UMA OPINIÃO

0) Arranjar 2 DVDs ou um HD externo e fazer backup do /home.
1) Iniciando com o liveCD, formatar a sda1 em ext3.
2) Montar as partições sda8 (atual /home) e sda1 (ext3 vazia)
3) Mover o conteúdo da sda8 para a sda1.
4) Verificar as permissões de acesso às pastas na sda1

AGORA VEM A PARTE QUE EU NÃO SEI SE FUNCIONA:
5) De volta ao gparted, apagar a atual sda8 e expandir a sda7 para que ocupe
o espaço sem formatá-la. Não sei se é possível aumentar uma partição sem
formatar.

6) Montar a partição sda7, abrir o etc/fstab dentro dela e alterar a entrada
do home para a partição sda1.

 Isso colocaria seu /home no lugar onde hoje é o windows e aumentaria seu /

> *Se eu quiser, ao invés de incorporar o espaço, simplesmente formatar e
> transformá-la num partição linux, há algum problema? Como fica o GRUB?

 Pode. Neste caso, você vai precisar alterar o /etc/fstab. Alteraria o GRUB
apenas para remover o Windows de lá.

> Desde já agradeço a atenção,
> Leonardo Bernardes

Humberto Xis