On Wed, Mar 5, 2008 at 3:56 PM, Johnson Dawson <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:

> [...]
> /sys on /sys type sysfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
> varrun on /var/run type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=0755)
> varlock on /var/lock type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777)
> udev on /dev type tmpfs (rw,mode=0755)
> devshm on /dev/shm type tmpfs (rw)
> devpts on /dev/pts type devpts (rw,gid=5,mode=620)
> lrm on /lib/modules/2.6.22-14-generic/volatile type tmpfs (rw)
> /dev/sda6 on /home type ext3 (rw)
> securityfs on /sys/kernel/security type securityfs (rw)
> [EMAIL PROTECTED]:~$
>
> De acordo com isto, esta tudo certo no meu note, qto a partições?

 De acordo com isto, não há nada de errado, mas algumas coisas podem não
estar como você deseja ;)

Veja só:

  /dev/sda5 on / type ext3 (rw,errors=remount-ro)
 Esta linha é o diretório raiz. A partição é a sda5, o que indica que ela é
a primeira partição lógica. (Leia aquele link que passei, é muito bom saber
dessas coisas)

  /dev/sda6 on /home type ext3 (rw)
 Esta linha é o diretório /home. Veja que ele é outra partição e que o
conteúdo dele é mostrado dentro do diretório home que se localiza,
obviamente, dentro do /.

 A partição sda6 não está dentro da partição sda5, mas seu conteúdo é
mostrado dentro dela porque isto é como o Linux trabalha, mantendo seus
arquivos automaticamente nesta partição.

 Pelo que sua listagem mostra, a partição do windows não está montada, isto
significa que seu conteúdo não aparece. Para enxergar sua partição windows,
você precisa editar o arquivo /etc/fstab. Eu não conheço uma outra maneira
de fazer isso, mas li em algum lugar que há possibilidade de que no Ubuntu
8.04 exista uma ferramenta gráfica para edição do fstab.

 Enquanto ela não existe, faça assim:
0) Faça um backup do seu fstab. Abra o terminal e digite:
cp /etc/fstab ~
(O til (~) em um comando significa a sua pasta pessoal)
1) Pressione Alt+F2, digite "gksu gedit /etc/fstab" sem aspas e dê enter.
Digite sua senha quando solicitado. Ele vai abrir seu fstab.
2) Abra um terminal e digite o seguinte comando:
 sudo vol_id /dev/sda1
Digite sua senha quando solicitado.
3) Procure na saída do comando acima uma linha que pareca com esta:
ID_FS_UUID=c84d1b58-7a38-4e41-bed6-091c526365b1
Selecione o que há depois do sinal de igual, clique com o botão direito e
selecione copiar.
4) No fstab, adicione uma linha assim:
UUID=c84d1b58-7a38-4e41-bed6-091c526365b1 /media/winxp ntfs-3g
silent,umask=0,locale=pt_BR.utf8 0 0

 É uma linha só, começando com "UUID" e terminando com "0 0".

 Salve o fstab, feche a janela do gedit. De volta ao terminal, crie a pasta
winxp dentro da pasta /media com o seguinte comando:
 sudo mkdir /media/winxp

 E depois dê o comando
 sudo mount -a -o remount
para aplicar sem reiniciar. Se aparecer alguma mensagem de erro, copie-a
para um e-mail e mande para a lista. Restaure o backup do seu fstab:
 sudo cp /home/seunomedeusuario/fstab /etc

> Obrigado, Amigo

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com
http://ostelematicos.blogspot.com