Caro André,

Peço desculpas pelo comentário, mas acho que você foi um pouco infeliz na
forma de escrever a rsposta.
Primeiramente, as cãmeras da HP são, SIM, compatíveis com o Ubuntu e
diversas outras distros. Trata-se da marca Ricoh e o driver está
aqui.<http://mxhaard.free.fr/spca50x/Investigation/uvc/uvcvideo-r75.tar.gz>

> Solução do problema: crie um driver para ela e, de quebra, disponibiliza
como GPL para a comunidade.

Esta não é a solução para o problema. Procurar o driver seria a solução
ideal.

> Ou então: se não consegues fazer um driver, o erro foi na hora da compra.

Engano seu. O camarada não errou na compra, e também não terá problemas na
instalação, visto que o driver já existe.
E se ele não consegue fazer um driver, vai parar por aí? Ninguém passou pelo
mesmo problema? Veja bem, hein?

> Solução: gaste mais din din e compre uma WebCam compatível.

Não precisa de uma solução extrema como essa. Até por que é morrer na praia.
E, cá pra nós: andar com uma webcam na bolsa é ruim. Já basta as fiaradas de
mouse, fonte, fone, etc.

> Ou então: vá pra rua, crie um blog, faça uma passeata e exija que as
empresas criem drivers para Linux também.

Isso já existe!

-----

Esta parte serve para os demais.

Antes de responder este email, fui ao google com a seguinte busca: camera hp
1.3 ubuntu gusty.
O primeiro link que aparece, é de um blog brasileiro ensinando como instalar
a camera.
Gente, o google é seu amigo. Muita gente divulga informações preciosas que,
hoje, a gente tem acesso fácil.
Não deixem de procurar, perguntar.

Não sei qual é o nível de experiência que o Fabiano (autor do email) possui,
mas dizer simplesmente que a camera é incompatível só por que não foi
reconhecida de cara é meio forçar a barra. No nosso SO concorrente,
precisamos baixar drivers para usar coisas simples. Hoje o Ubuntu e demais
distros já possuem muita coisa já instalada de cara, o que facilita e as
vezes engana as pessoas por falta de conhecimento. Engana por que acha que
se num for reconhecido, não vai ser possível configurar.

E no mais, estamos aqui pra ajudar mesmo!
Continuem mandando dúvidas e quem pode, ajuda a solucionar o problema do
companheiro, afinal, já deve ter passado pela mesma situação.

---

Fabiano,

Não deixe de procurar em foruns e blogs atravéz do google, informações à
respeito do teu Laptop. Há várias configurações prontinhas pra você usar.

O endereço da ajuda da camera é este aqui:

http://dfthiagodf.wordpress.com/2007/04/02/webcam-embutida-no-hp-dv6000series/

Qualquer dúvidas, estamos aqui.

Bom final de semana à todos,

--
Artur Oliveira Gomes

Ciências da Computação  - UFRN
Pesquisa: Suporte ao Cálculo de Refinamentos de Programas Concorrentes