Haroldo,

Ainda sou novato no Ubuntu, eu observo, leio e tento repassar o que
aprendi aqui com a turma.
Pelo que entendi, você digitou no terminal o diretório de instalação do
java e ele não fará nada com isso, ao contrário, ele retornou com o help
para uso do comando "java".
Voce deve seguir as instruções do Anderson:

No menu Sistemas->Administração->Gerenciador de Pacote Synaptic
clique em "Procurar" e digite "sun-java6",
entre os pacotes exibidos, marque os seguintes:
"sun-java6-jre" e "sun-java6-plugin"
pronto! o teclado virtual do bb funciona no Firefox.

Isto é o passo a seguir, porém, como observado, tudo correu bem no Festy
e no Gutsy com a versão 2.0 do Firefox.
Não atualizei para o Hardy e mantenho esta versão do Firefox, o que me
impede no momento de testar o funcionamento no 3.0.
Vamos ver o que a turma diz a respeito.

Abraços,

Salles (Nethell)