Há um método de colocar o binário e bibliotecas junto com sua
aplicação através do uso de prefixos. Assim voce leva um diretório com
(ou sem) o wine e seu aplicativo junto e ele sempre rodará sem se
preocupar com os adventos de atualizações do wine e sem se preocupar
se vai instalar outro aplicativo e ele melar o que rodava
perfeitamente antes.

domine o WINEPREFIX que é fácil porém roda com o wine de sua distro e
depois procure por outro método semelhante ao que o Google fez com o
picasa onde embutiu-o juntamente com o wine.

[]'s