Artur,

Posso estar falando abobrinhas, mas acho que os SOs partem do que está
setado na bios no início da instalação...
Creio que o funcional seria a setagem da bios antes, para que todo o
processo de instalação do SO "veja" o que está disponível.

Na época do Kurumin 4.0, se partisse a instalação com um mouse na serial
por exemplo e depois de instalado você o trocasse para uma PS2 ou USB,
dava uma zebra no sistema e era preciso usar atalhos de teclado para
corrigir o problema, uma coisa de louco para quem esqueceu disto.

Se falarmos do Windows, embora não tenha parado para analisar isto
detalhadamente, ja observei que algumas mudanças de setagem na bios não
são alteradas no sistema, como endereçamento das portas, IRQs... E, por
conta do video, trocar o padrão de entrada de PCI para AGP simplesmente
paralizava o bichinho... ele não conseguia enxergar nada.

Bem, não entendo muito do assunto, mas, pelo que ví nos Ws da vida...

Abraços,

Salles (Nethell)