Caro Leandro

Se os arquivos que ela apagou foram do 'home' dela.. ou seja, se não se
tratarem de arquivos de sistema mas sim do próprio usuário, existe sim uma
forma de voltar à configuração inicial..

Para tanto, siga atentamente os seguintes passos:

 - Inicialize a máquina normalmente;
 - Altere para o tty1 [ control - alt - f1 ];
 - Logue com um usuário que possa executar o 'sudo' [ geralmente o user
criado durante a instalação ];
 - Através do 'sudo su', 'vire root' e pare o gdm [ /etc/init.d/gdm stop ];
 - Faça o logout desse usuário e logue com o usuário da sua irmã;

Uma vez logado com o usuário da sua irmã, vá até o home dela [
/home/user_irma ] e execute o seguite comando:

rm -rf ./.*

Isso fará com que todos os arquivos e pastas que iniciam com algum . [ ponto
final ] dentro do home do usuário da sua irmã, sejam apagados.

Assim que esses arquivos forem apagados, reinicialize a máquina [ às vezes
reinicializar o gdm não basta, eh necessário reinicializar a máquina em sí..
]

Reinicializada a máquina, logue normalmente com o user da sua irmã.. como os
arquivos de configuração do ambiente não existem, eles serão criados e a
conta dela voltará a ser como era logo depois de ser instalada a máquina..

Acho que era isso.. cuidado para não apagar nenhum arquivo errado [ fora do
home da sua irmã.. garanta que ao executar o rm, voce esteja logado com o
user dela e não como root ]

No mais eh isso..

Teste aí e qualquer coisa, escreva..

Um abraço

Bohrer

2008/3/11 Johnson Dawson <[EMAIL PROTECTED]>:

> forum,

> Leandro q tal reinstalar pelo livecd?

Fernando Bohrer
Linux Registered User # 431341
Ubuntu Registered User # 17430
Linux Professional Institute Certification Level 1 - [LPIC-1]