Existe uma opção no WINE que emula as janelas do Windows, mas há um
bug que quando os faz desaparecer da lista de tarefas, ainda não
encontrei um modo de reportar esse erro ao time do wine, mas tenho
esperança que outro já tenha feito.

Execute o winecfg, e na parte da guia "Graphics" deixe desmarcado o
checkbox "Allow the window manager to control the windows" e faça o
teste e veja se resolve. Se não resolver aí voce tem que apelar para a
linha de comando e chamar o aplicativo assim :
wine explorer /desktop=default,1400x800 "c:/caminho/para/o/aplicativo.exe"

que com certeza vai resolver.

Se voce tiver tempo de sobra, reporta esse problema ao time do wine.