Oi pessoal, esses dias tentei rodar alguns jogos 3D no Ubuntu, mas eles
ficavam muito lento, então procurei saber a causa do problema, e descobri
que eu estava usando o driver da ATI Livre, então fui atrás do driver
proprietário, o primeiro tutorial que encontrei foi esse
aqui<http://thiago-augusto.eti.br/instalando-driver-ati-no-ubuntu-gutsy/>,
mas eu não conseguia gerar os pacotes de instalação em .deb nem instalar o
pacote da ATI que estava em .run, fiz as configurações como o tutorial
falou, mas o principal que era gerar os pacotes de instalação não
funcionava, então fui atrás de outros tutoriais, e descobri que a ATI tinha
lançado o driver 8.4, e para essa nova versão do driver encontrei um novo
TUTORIAL <http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu>, achei que esse desse
certo, pois ele tem um tutorial para o Ubuntu 8.04 (que é a versão que eu
estou usando), fui pelo método dois, pois esse método instalava a versão 8.4
do driver, baixei o pacote, gerei os pacotes em .deb e instalei os pacotes
gerados, arrumei as configurações do X.org como o tutorial mencionou e
reiniciei o computador, ele começou iniciando legal, mas na hora de iniciar
o X.org os meus problemas começaram a acontecer. O X.org demorou para ser
iniciado, e iniciou me mostrando uma mensagem de que não conseguiu detectar
alguma coisa (não lembro se foi o monitor ou a placa de vídeo), e me dava as
opções de continuar com baixa qualidade, desligar o computador ou configurar
a placa de vídeo, sendo que se eu escolhesse continuar com baixa qualidade,
configurar a placa, apertar ALT+F1 ou ALT+F2 o computador travava a ponto de
não ser possível que nada fosse executado. Então tentei configurar a placa,
assim que eu tentava colocar as novas configurações em vigor o computador
travava, mas felizmente as configurações eram salvas, então assim que eu
reiniciei o computador o X.org funcionou, mas com uma qualidade horrível,
péssima resolução entre outras coisas. Tentei desinstalar o driver, tentei
reinstalar esse driver proprietário, não funcionou. Tentei instalar os
driver livres, não funcionou. Tentei ficar sem nenhum driver da ATI, e não
funcionou. Então procurei ajuda no chat irc do #ubuntu-br, e felizmente
tinha o nosso amigo LedStyle para me ajudar, com a ajuda dele eu coloquei o
arquivo de backup do X.org para funcionar e reiniciei o computador, e para
minha felicidade deu certo, até melhorou as coisas, eu tava com uma
resolução de 640 e não sabia, pois o Ubuntu me mostrava uma resolução de
1280, não sei porque. Depois o meu pesadelo começou novamente, nenhum jogo
funcionava, nem o Super Tux que não usa a placa 3D, mesmo eu estando com o
driver da ATI instalado. O LedStyle tentou me ajudar a configurar o X.org,
mas nada do que era feito funcionava, então o LedStyle descobriu que a minha
placa era incompatível com o Ubuntu, e que o problema já tinha sido
reportado, ele acredita que a resolução desse problema seja rápida, mas não
tem como eu esperar uma atualização que eu nem sei quando vai ser lançada.
Então passei hoje o dia todo tentando arranjar uma configuração do X.org que
fizesse o Ubuntu funcionar com o driver da ATI,  e vi que tem  pessoas com o
mesmo problema que o
meu<http://www.guiadohardware.net/comunidade/driver-ati/850949/>,
e tentei seguir a dica de configuração de X.org desse
fórum<http://www.guiadohardware.net/comunidade/driver-ati/850949/>,
mas não também não funcionou. Depois de tudo isso desisti de resolver esse
problema e vim pedir a ajuda de vocês. Desde já agradeço se alguém poder me
ajudar com esse problema que me atormenta a muito tempo no Ubuntu.
Não quero jogar jogos super pesados com usam placa 3D, mas pelo menos jogos
que eu não consigo jogar agora e que eu conseguia antes disso tudo, como
Super Tux, Wormux entre outros.

--
Jyulliano Rocha