Prezados Artur, Fernando e Jackson,

Estarei com o dono do celular em questão no sábado e executarei as dicas
informadas.
O link enviado pelo Fernando está bem definido e utiliza o Moto4Lin,
creio que será a primeira tentativa.
Caso não funfe, utilizarei o KMobileTools e, se falhar, executarei os
comandos de listagem das usbs informados pelo Artur e postarei os
resultados.
Jackson, você tem o bichinho na mão, experimente as opções informadas
pelo Artur e Fernando. Depóis trocamos os resultados e resolvemos esta
questão.

PS: Nos tópicos da lista de 2006 consta a questão, mas não encontrei
retorno à mesma, creio que fugiu do tópico ou não houve resposta.

Se funcionar no Ubuntu, 10 a zero para nós: O soft fornecido para
windows não funciona... que peninha...

Valeu turma, abraços a todos.

Salles (Nethell)