-------- Mensagem original --------
De: Aldo <[EMAIL PROTECTED]>
Responder a: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
<ubuntu-br@lists.ubuntu.com>
Para: ubuntu-br@lists.ubuntu.com
Assunto: [Ubuntu-BR] Notebook Acer 5050-3284 e Ubuntu 8.04
Data: Thu, 24 Apr 2008 23:35:54 -0300

Boa noite à todos,

Há algum tempo atrás postei algumas dúvidas de como fazer meu Notebook
funcionar de forma plena com o Ubuntu 7.10, consegui instalar quase todos os
itens de hardware com exceção da Rede Wireless, que é da Atheros 5007.
(Inclusive meu muito obrigado aos que tiveram paciência comigo nessa fase).

Como não vi solução para o caso da Rede Wireless Atheros, resolvi esperar
por esta nova versão (cito 8.04) na esperança de que os problemas de
hardware fossem sanados. Para minha surpresa não foram e, pior, aumentaram.

Com o CD na mão parti para uma nova instalação, a versão para desktop i386
sequer iniciou, optei pela versão alternate que me possibilitou a
instalação, porém após o reinício do sistema, depois da tela do GRUB,
aparecem rapidamente uma tela com os dizeres:
BIOS BUG #1718311[<mais um monte de números>]
E o sistema não passa do Splash Screen, literalmente trava.

Li no site do Carlos E. Morimoto (Guia do Hardware), que "Acer é campeã no
uso de BIOS bugados que apresentam problemas relacionados ao roteamento de
IRQs e outros problemas no Linux" (
http://www.guiadohardware.net/analises/acer-aspire-5050/pagina5.html), e
então resolvi atualizar a mesma para a última versão, o que não resolveu meu
problema.

Tentei as dicas do site do Morimoto para contornar o problema que eram
acrescentar no final do texto do grub *irqpool noapic pci=biosirq*
Por exemplo:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic ro *irqpool noapic pci=biosirq*

O sistema parou de travar no splash screen, mas antes mesmo de carregar a
barra abaixo do nome Ubuntu entra numa tela preta e fica em loop infinito
com os dizeres:

* Reading files nedded to boot...        [OK]
* Preparing restricted drivers...          [OK]
* Setting the system clock
* Startinhg basic networking...          [OK]
* Starting kernel event manager...     [OK]
udevd-event[3374]: run_program: exec of program '/lib/udev/write_cd_rules'
failed
                                                            [OK]
* Setting the system clock

Aí vem o "X" da questão, agora nem Rede Wireless nem mais nada, o problema é
que gosto do Ubuntu, o tenho instalado em diversos equipamentos (de
Servidores da empresa em que trabalho ao PC da minha filha em casa) e não
gostaria de abrir mão disso.
O Notebook foi presente de aniversário e nem disso posso reclamar.

Me dá uma ajuda aí galera!!!