quanto aos problemas do firefox 3, aparentemente estão relacionados ao
plugin de flash, depois que eu instalei a extensão flashblock ele não dá
mais pau a não ser que eu mande carregar o flash.. o flashblock deixa um
símbolo em cima da animação em flash, aí vc clica nela se quiser ver o
flash, antes disso ele não carrega. Bem útil também para ver aqueles
sites 4 windows que aparece um quadrado branco de algum banner em cima
do texto.

Aqui aparentemente com flash acontece esse problema de fechar do nada e
tb outro de quase travar todo o X, aí eu tenho que ir correndo matar o
processo.

Bom, se preferirem isntalar o 2 uma opçaõ é baixar no repositório do
7.10 (acessando o endereço do mirror que fica em /etc/apt/sources.list
mesmo) o pacote correspondente ao Firefox e instalar manualmente, acho
que deve funcionar, não daria pra fazer é o contrário, instalar o pacote
de uma distribuição mais nova, que aí tem uma dependência que depende de
outra e de outra e vc ia acabar instalando a distribuição inteira.

se não funcionar só instalar o pacote da atual mesmo (aí vai poder ser
até via apt-get install firefox)

O problema de instalar o pacote da distribuição antiga é que o
gerenciador de atualizações vai ficar enchendo o saco para atualizar
para o firefox da distro. E tb vc não vai saber qndo for atualizado o
firefox da versão 7.10. Creio eu que o apt deve ter um jeito mais
elegante de resolver esses problemas, mas eu pessoalmente não sei. Mas
tem outra opção. Baixe o firefox genérico de www.mozilla.org mesmo, e
instale no seu diretório pessoal (~/) (só instalar como usuário normal,
vai funcionar de certeza). E talvez seja uma boa idéia renomear  a
pasta .mozilla do seu home tb que tem plugins e configurações do firefox
e os plugins de uam versão pode não funcionar na outra. Daí depois que
vc instalou na sua pasta pessoal, só verificar se os ícones do firefox
apontam para o local da instalação, tipo ao invés de apontar para
"firefox" deve apontar para algo tipo "/home/usuario/firefox/firefox".
Aí o sistema vai continuar atualizando normal o firefox mas vc vai ter a
versão 2 instalada sem problemas ;) e qndo quiser testar a outra após
alguma atualização só fazer backup do .mozilla e rodar o comando firefox
do sistema (/usr/bin/firefox) =)