acho que não dá pra atualizar com o live, tem que ser com o cd alternate,
mas não tenho certeza...
Pelo que sei o live cd não contém os pacotes .deb dos seus programas, ele
contém os programas "instalado" no cd, e faz uma cópia para o hd qndo vc
manda instalar. bem que seria possível fazer um recurso para driblar o
problema mas não sei se existe.

Quanto ao update-manager,acho que ele é só um front end do apt, então o que
ele usa é o repositório que constar em /etc/apt/sources.list.

acho eu... qualquer coisa teoricamente daria pra tentar atualizar à maneira
debian (modo texto), editar na mão o sources.list para o repositório da nova
distro, e usar sudo apt-get update && sudo apt-get -u dist-upgrade && sudo
apt-get -f install

não me responsabilizo pelos resultados, mas não vejo pq não funcionar.