Fabiano, o espeak grava o resultado em wav, basta fazer no terminal:

*espeak -v pt "Olá, eu sou o Sistema Operacional LINUX." -w arquivo.wav

*Aparenmente este programa supre minhas necessidades, pois quero gravar uns
vídeo-tutoriais, mas não tenho uma voz muito "fácil" por assim dizer* *(imagine
o darth vader, soh que mais grave).

[]'s
Marcus VBP
http://www.marcusvbp.com.br