Em Saturday 03 May 2008 13:09:10 Fabiano Fonseca escreveu:
> Prezados
> Instalei o Ubuntu 8.04 no meu Desktop, mas ele está configurando o
> monitor para usar a resolução de 800 x 600.
> Teria como forçar a configuração para 1024 x 768? No 7.10 eu configurava
> sem problemas a resolução de 1024 x 768 ou 1280 x 1024...

Fabiano,

Creio que o mais correto seria isto: verifique no /etc/X11/xorg.conf se as
freqüências horizontais e verticais estão condizendo com as suportadas pelo
monitor e, também, as resoluções se estão incidindo com as que o monitor
suporta.
No manual do monitor geralmente vem essas informações e as vezes até sugere a
melhor combinação de resolução e freqüência de atualização.
Qualquer dúvida retorne.
Abraço,

Nei Moreira