Olá!

Enfrentei o mesmo problema do modo gráfico bichado com um chipset VIA. Veja
o lspci:
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. Chrome9 HC IGP
(rev 01)

2008/4/25 João Santana <[EMAIL PROTECTED]>:

> Não use o openchrome, isto não presta. Use o vesa como driver.

Como eu sei que driver está sendo usado? Se eh o vesa, openchrome, nv etc...
O xorg.conf, no hardy, mudou um pouco, e parece que faz algumas
configurações automaticamente, não mostrando mais qual driver está sendo
usado dentro do arquivo.

Onde posso obter agora essa informação?

Pra resolver, somente dei um "aptitude purge xserver-xorg-video-openchrome",
reiniciei o X e pronto!

Valeu!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos