Oi, xará.

Em Sex, 2008-05-09 às 12:48 -0300, João Ghignatti - py3aii escreveu:
> Olá, Salles!
>
> Desculpa o lapso, esqueci de informar que a conexão é discada (é para
> minha afilhada que não possui banda larga)Pessoas,

Na verdade, seu primeiro email já deixou isso claro, nada de se
desculpar.

Lembro que este Motorola era suportado bem no Kurumin, mas não sei se
roda no Ubuntu 8.04, A Garça Durona. Uso um Conexant (sim, _aquele que
não funciona nem a pau no Linux_, de acordo com vários fóruns pela Rede)
com um driver restrito. No site da Motorola com drivers para Linux
(http://www.motorola.com/softmodem/sm56_download.htm) não há um que
possa ser instalado normalmente no Ubuntu (estão em formato RPM, e o
Ubuntu utiliza pacotes DEB por padrão). Você poderia convertê-lo da
seguinte maneira mas não sei se funcionará para você:

1. instale um pacote chamado alien. Abra o terminal/consola e digite
sudo apt-get install alien
2. baixe o driver em RPM com o comando sudo wget
http://www.motorola.com/softmodem/public_download/Linux/sm56-06.05.02-2.mdk10_263-7.i586.rpm
 (copie a partir de sudo até rpm e cole no terminal com ctrl+shift+v). Note que
este é o driver específico para o mandriva 10
3. digite o comando alien sm depois a tecla tab e veja a mágica da
auto-completação agir
4. instale o pacote com dpkg -i sm depois tab para completar o nome do
arquivo .deb gerado

Fazendo isto, o modem deverá estar instalado.

Para configurar a conexão, você pode recorrer à própria documentação do
Ubuntu, que eu transcrevo aqui (por não saber como usar o protocolo
ghelp://):

Você precisará saber a seguinte informação: Telefone do Provedor; Nome
do Usuário; Senha; Endereços do Servidor de Nomes (DNS).

1. Pressione Sistema ▸ Administração ▸ Rede
2. Pressione Destravar e digite sua senha para desbloquear as
configurações.
3. Selecione a aba Conexões.
4. Selecione Conexão por Modem ou Conexão ponto-a-ponto e pressione
Propriedades.
5. Certifique-se que Ativar esta conexão está desmarcado e entre com os
dados apropriados em cada uma das três abas.
6. Clique em OK para salvar as informações que você acaba de digitar
7. Selecione a aba DNS.
8. Clique em Adicionar e digite o endereço DNS fornecido pelo seu
provedor de internet.
9. Clique em Fechar.

no terminal, digite pon provider para iniciar a conexão e sudo poff
provider para terminá-la.

Veja se resolve e me diga se não, para pensarmos numa solução.

Abraços.

J.