Falou, Fernando.

Eu cheguei a instalar o Skype aqui pelos repositórios, mas não criei a
conta ou tive a oportunidade de testa-lo (falta de tempo mesmo, sempre
aparecem coisas mais urgentes).
O acesso do Skype não poderia estar sendo barrado pelo firewall?
Desculpe, não entendo muito de "portas", mas pode ser por aí.

Salles (Nethell)