Usei Slackware, OpenBSD e Fedora, posso te assegurar uma coisa, de todas as
distros o Ubuntu é a mais compatível, amigável e fácil de usar.

Quer conhecer a REAL dor de cabeça? Use um sistema realmente robusto como o
OpenBSD.

Pra configurar um ADSL eu li 200 páginas de documentação e demorei um mês em
listas de sicussão, sites e canais do IRC atrás de uma resposta.

Comunidade OpenBSD no Brasil? NÃO existe!!

FreeBSD ainda é um pouquinho mais 'popular' se é que Unix pode ser chamado
de popular!

Meu amigo, o que o Ubuntu está trazendo de dor de cabeça pra acessar um
banco, ele devolve tranquilidade ao não ter vírus, ser mais rápido, bonito,
funcional e produtivo.

Porque não usa Windows+Ubuntu?
Tentou emular o IE com o Wine?