Leonardo e Fabiano,

Coincidentemente, este problema ocorreu do nada nas máquinas dos
filhotes, entre dois Ubuntus, um 8.04 e outro 7.10.
Deixo o 8.04 conectado e parto para as modificações no 7.10: Desativado
o roaming, informei o IP alterando-o para final .2 e coloquei os DNS que
eram informados no 8.04 (O DNS informado no 7.10 nada tinha a ver com a
Velox que habitualmente são 200.149 e 200.165).
Nenhum resultado e reiniciando a máquina, o DNS retorna à configuração
anterior.
Bem, como não tive tempo para resolver isto deixei para depois, vou ver
no feriado se encontro a solução.

Leonardo, procure fazer as alterações utilizando o DNS que está no XP,
creio que o do Ubuntu deve estar diferente. Depois repasse.

Salles (Nethell)