Olá Emilio,

Aconteceu o mesmo comigo, usava a versão 7.10 e quando migrei para 8.04
o som parou. O problema não está no alsa e sim no kernel, pelo menos
aqui no meu foi isso. Fiz um teste usando o kernel do 7.10 e o som
voltou ao normal. Como eu queria usar o kernel do 8.04, comecei minha
busca. Foi dura a caminhada hahaha mas a única coisa que tive que fazer
pra funcionar foi ver qual era o driver que eu usava e procurar numa
lista de compatibilidades e a única coisa que fiz pra funcionar o som
foi adicionar essa linha abaixo no final do /etc/modprobe.d/alsa-base:

options snd-hda-intel model=acer

Bootei e todo o som normalizou. Se a sua placa de som for uma hda-intel,
experimenta fazer isso que provavelmente deve funcionar. Ah! Depois que
bootar rode um alsamixer ou no próprio som dentro do gnome e cheque se
as saídas se estão em mute devido à mudança e retire do mute. :D

[]'s