Prezado José Ricardo.

No Evolution > Editar > Preferências > Contas de correio > Adicionar.
Será aberto o assistente, creio que é só colocar as informações
necessárias para a configuração das contas.
(Não cheguei a utilizar esta opção, os dados de minhas cntas foram
importados na instalação do Ubuntu).
Note que a conta do Hotmail é IMAP... a do Yahoo não sei, mas creio que
é pop3.

Salles (Nethell)