Caro Onildo, ainda estou acompanhando a lista e vou tentar relatar
especificamente o que acontece naquela máquina da escola:

Pentium III 750 Mhz com 256 de ram HD de 20Gb

Instalei XP e ele rodou normal. Por ser um sistema pesado fiz este teste
primeiro, mas não tenho interesse em trabalhar com ele, por que meu
interesse é que as crianças se habituem ao Linux. Depois instalei o
Ubuntu 6.10 normalmente, mas não consegui atualizar de forma alguma. Aí
parti para o 7.10 - A instalação pareceu correr normalmente, ejetou o
CD, mas não deu vídeo- ficou só a tela preta...
Com o Ubuntu 8.4 ocorreu o mesmo do 7.10.
Em todos usamos fdisk e formatamos o HD antes da instalação.

Pergunta: Por ser um monitor antigo, poderia ocorrer isto? É um sansumg
de 15' 450N (acho, pois esta na escola)
Agradeço a todos as colaborações pois continuo tentando aprender.
Grata
Jenny