Em Dom, 2008-07-06 às 13:54 -0300, Emerson Camilo escreveu:
> EU PRECISO DO DRIVER DESSE MODEM:
>

> FOI SCANEADO PELO SCANMODEM.
>

> UM CARA ME PASSOU o seguinte endereço:
> http://hamacker.wordpress.com/2008/05/27/aguardando-revisao-winmodem-smartlink-no-ubuntu/
> mas é para um tal de UBUNTU HARDY HERON. e o meu é o 8.04

Bom kra, ubuntu hardy heron e 8.04 é a mesmíssima coisa! Cada versão do
ubuntu tem um codinome. Em algum lugar do site do ubuntu deve falar
sobre os nomes das versões, mas o que importa aqui é que pode seguir o
tutorial ;)

> Sou totalmente leigo no linux mas preciso muito instalar esse modem, só tenho
> internet discada aqui e to acessando de lan house pra poder postar esse email.
> outra duvida:
>

> Antes de prosseguir tenha certeza de que os repositórios universe e
> multiverse estão corretamente habilitados, se não estiverem então use o
> synaptic para faze-lo.
>

> O que é universe e Multiverse??? como eu habilito isso?

Bem, o Ubuntu tem uma longa lista de programas e pacotes que podem ser
baixados facilmente (por exemplo, em aplicações, adcionar ou remover), e
estão disponíveis em repositórios oficiais. No entanto parte desses
softwares não são mantidos (cuidar de novas versões dos pacotes, bugs e
tal) pela canonical (a empresa responsável pelo ubuntu) mas sim pela
própria comunidade. Esse é o repositório Universe. Há também os
softwares que não podem vir na distribuição por problemas legais (coisas
relacionadas a codecs de audio ou vídeo por exemplo), esses estão no
multiverse.

Para habilitar pelo modo gráfico: Sistema, Administração, Gerenciador de
pacotes Synaptic, Configurações, Repositórios, e habilitar os repositórios ali
;)
Eu pessoalmente habilito tudo ali na aba Programas Ubuntu e também na aba
atualizações.