Também sou guitarrista, mas não curto muito os efeitos do computador. Uma
vez tava sem meu pedal e descobri que existe um software de efeitos em tempo
real pra guitarra no repositório ubuntu Creox C (se tiver com o universe
habilitado: sudo apt-get install creox). No entanto aqui os efeitos ficaram
uma merda, mas teste aí. pode ser um problema com meu sistema aqui.
Obs: tem que estar rodando o jackd para abrir o creox, se não me engano eu
precisei usar o comando aki sudo jackd -R -d alsa

vale também pesquisar no google por guitar effects linux ou plugins vst
linux

Alguém falou do ardour, ardour não é pra gravação? ^^

Você quer aplicar efeitos em tempo real ou em gravação?

Ahn, eu não sei se esse rosegarden faz o que vc quer, mas pelo que li na
wikipedia parece ser um software muito interessante pra músicos,
substituindo cakewalk, sonar, encore... to instalando pra ver qualé ;)

Ele quer um programa de efeitos (talvez em tempo real, ele não disse) para
guitarra aparentemente ligada na entrada de audio da placa de som mesmo, não
MIDI.

Eu já tinha achado alguma coisa sobre o assunto no google, mas fiquei com
preguiça de testar, vale uma busca no google por guitar effects linux, mas
os links que um companheiro aí passou antes parecem ser a melhor dica.

Agora, alguém falou do tuxguitar, que não tem nada haver com o assunto, mas
vale a dica, tá nos repositórios ubuntu já, não precisa baixar do site ;) e
parece ser o mais compatível com o guitar pro. no entanto ainda tem
problemas chatos. Em todo caso vale a dica que o guitar pro 4 ou 5 roda
muito bem via wine ;)

Só tem um bug chato com a versão do wine que tem no ubuntu 8.04 que a janela
não aparece na barra de tarefas, aí se minimizar vc não consegue abrir de
novo e teria que matar o processo... Parece que em versão mais nova do wine
isso foi corrigido, mas no ubuntu dá pra rodar o guitar pro num desktop
virtual (dê umas olhads nas opções do wine que não sei, mas dá até pra
ajustar o atalho pra fazer isso sozinho só quando for abrir o GP), aí não
tem esse problema.

Bem, já que estamos falando do assunto. Como disse sou guitarrista, por
enquanto só precisei usar mesmo tuxguitar ou guitar pro com wine, mas a
partir da semana que vem que to de férias da faculdade pretendo experimentar
coisas principalmente na área de gravação em Linux, eu já baixei um monte de
pacotes relacionados a gravação (mas ainda não testei. audacity quebra um
galho mas é muito fraquinho, quem sabe esse tal de ardour resolva). E tem
uns sequenciadores de bateria nos próprios repositórios ubuntu tb, que podem
ser útil pra gravações caseira ;)
Então.. Qualquer experiência que pudermos trocar pode ser útil. Mesmo não
usando muito, se souber de um software para aplicar efeitos em tempo real na
guitarra em Linux, que preste, por favor me informe ;) qquer coisa sobre
programas na área não deixe de entrar em contato tb!

e vale tentar rodar via wine os softwares para windows hehe.

obs: o site www.estudiolivre.org tem dicas muito interessantes ;)

só por curiosidade: tem um cara montando um pedal de guitarra open source ;)
http://www.bestlinux.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4188&Itemid=162achei
de bobeira no google agora