É, notes tem gerenciamento de energia bastante complexo.

Vou te contar o que se passou comigo: estava com o Ubuntu 7.10 funcionando
tranquilamente mas tive que compilar um kernel RT (real time) para um
trabalho. Para compilar o kernel para RT a gente DEVE desligar o acpi. Daí o
sistema iniciava, mas não funcionava nem o touchpad, nem a wi-fi, nem
bluetooth. Numa das tentativas,  nem o teclado escapou! Engraçado é que
quando eu espetava um mouse usb ele funcionava.

Resumo da prosa: para notes funcionarem corretamente tem que ter algum
gerenciador de energia, ou seja: acpi.

O que eu fiz: compilei com acpi, mas na hora do boot fazia acpi=off.
Incrivelmente o sitema entrava com tudo ligado, mas o computador não
hibernava, nem desligava por tempo, estas funcionalidades que o acpi provê.

No teu problema específico, não entendi bem quando você diz que instalou o
ubuntu sem o acpi: você instalou dando um boot pelo live-CD com a opção
acpi=off? é isso?

Minha sugestão: instale a partir do alternate. É modo texto, mas é super
tranquilo.

André Cavalcante