Caros Ubunteiros,

   Sei que essa parte inicial e basica do iptables ja está manjada pra vcs e
sei tambem que terei como resposta algo como : "vai no google", mas ja fiz
isso, só que esbarrei em uma parte básica porem fundamental para meu
aprendizado sobre iptables: "proxy transparente"

tenho uma maquina que uso como ferramenta de aprendizado e a configuração
está assim:

eth0 = placa de rede interna
eth1 = placa d rede externa (internet)

meu iptables ta assim:

modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

E no squid ta assim:

http_port 3128 transparent

- A conexão com a internet dos terminais funciona legal via nat, mas percebo
que não é direcionada para o squid.
 Ó caros gurus do mundo cybernetico, alumiem minha ignorância com sua
sabedoria!!