O meta-pacote é linux-rt. Note que NÃO é o RTLinux, nem RTAI, nem XENOMAI.
Este kernel é uma adpatação do patch para RT do Ingo Molnar[1] para o
Ubuntu[2].

O que está acontecendo é que o pessoal está preparando o Linux, desde a
versão vanilla para se tornar um SO real time verdadeiro. Por enquanto, o
mais seguro é utilizar o RTAI + RTNet se você quiser um sistema hard real
time de verdade. Este patch ainda é um meio do caminho, onde você deve ter
muita coisa funcionando adequadamente para que a tua thread de tempo real
possa ser hard real time, senão vai ser soft real time.

Agora, que bom que mais gente se interesse por isso na lista, pois estou
começando a trabalhar com isso e vale muito a troca de idéias e
conhecimentos.

[1] http://rt.wiki.kernel.org/index.php/Main_Page
[2] https://wiki.ubuntu.com/RealTime/Hardy

Té mais.