Olá João.

Seja bem vindo.

Primeiro: ao postar, coloque um assunto. Fica mais fácil assim.
Para remover o OpenOffice de uma vez por todas, faça:

sudo apt-get purge openoffice.org

pela linha de comando, ou pelo synaptic, procure o pacote openoffice.org,
clique com o botão direito do mouse e escolha marcar para remoção completa.
Depois é só aplicar.

Durante a remoção você pode ir na sua pasta de trabalho e excluir a pasta
.openoffice.org3 (e/ou .openoffice.org2 se existir). Para mostrar os
arquivos que começam com . (ponto) digite CTRL+H.

Agora, o certo mesmo é você permanecer com o OpenOffice instalado e fazer as
personalizações como o companheiro indicou.

André Cavalcante