Bruno,

Acredito que normalmente, se marcada a ordenação por assunto,
automaticamente o Evolution classificaria todas as mensagens por
assunto, inclusive as novas.
Não tenho como testar isto até porque, além de não manter os mails no
Evolution (salvo-os fora do programa), a quantidade que recebo não me
daria um resultado para essa questão.

Mas crio que há algum problema na sua instalação do Evolution, talvez
uma dependência excluida ou algo assim, pois minha ordenação por "data"
ou "de" funciona perfeitamente, o que daria para concluir que a por
"assunto" não seria diferente.

Note que algumas funções do Evolution estão relacionadas ao pacote do
OpenOffice e, se alguma coisa foi retirada deste, afetou o outro.
No seu caso, eu faria o backup do Evolution, procederia a remoção
completa e o reinstalaria, restaurando o backup em seguida. Reveja as
configurações e os plugins ativos.

Eu utilizo o Evolution desde o 7.04 e, sinceramente, considero-o
perfeito, ainda não constatei nenhuma falha na sua execução (a não ser
as bobeiras de usuário habituais).

Faça com calma, refaço o programa e veja no que dá.

Salles (Nethell).