Sobre o ítem 1, nenhum sistema operacional para usuários "comuns" deve
exigir que seu usuário saiba sobre sistema de permissões ou qualquer
coisa do tipo. Se isso é exigido, o problema é do sistema, não do
usuário.

Sobre o ítem 2, acho que é mais comum aparecerem problemas pela não
utilização do apt do que por problemas no mesmo. Ou seja, pessoas que
entram no site de algum programa, pegam o código fonte e compilam, sem
saber que o mesmo está nos repositórios, e sem saber direito o que
estão fazendo, acabam bagunçando o sistema. Por exemplo, acabam
ficando com o programa instalado duas vezes (uma pelo fonte, outra
pelo apt).

--
Alexandre Martani - amartani em gmail com