2008/8/13 Erasmo José Pereira de Oliveira <[EMAIL PROTECTED]>:

    Ôlas Erasmo.

> Lá vamos nós denovo ...

    Pois é.

> povo estou com o seguinte problema quando no
> terminal digito o comando apt-get update aparece a seguinte mensagem de
> erro:
>
> E: Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11
> Recurso temporariamente indisponível)
> E: Não foi possível trancar o diretório de listas
>
> Alguem pode ajudar?

    Sim. Primeiro vamos ler a mensagem:

Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open

    Traduzindo:

Não foi possível obter trava ... - open = *abrir*

    Refletindo:

    Porque ele não consegue abrir? Bom, primeiro porque para utilizar
o apt somente como root (sudo no ubuntu). Segundo pode existir outro
processo em aberto usando o apt. Em todo caso tente:

$sudo su
#apt-get update
#exit
$exit

    Se não resolver, veja o que está bloqueando (que é o mesmo de não
abrir) o apt:

#ps aux | grep apt

    Para "matar" todos os processos apt:

#killall apt