Realmente, Ronaldo, dessa forma a pasta sem dúvida fica mais segura. Pode-se
aplicar o princípio a todo o $HOME de cada usuário.
Entretanto isso ainda não basta para uma proteção de fato, pois ainda corro
o risco de um acesso, mesmo na minha conta, por um usuário remoto (hacker)
ou mesmo local (equeci o computador ligado e logado, por exemplo, numa
biblioteca). Neste caso somente uma pasta efetivamente criptografada e uma
outra senha resolveriam. Mas aí já é neura de segurança. Na versão seguinte
do Ubuntu já vai haver esta opção, que é bem interessante, sem descuidar das
outras e que podem ser aplicadas conjuntamente.

André Cavalcante