Oi Ruitsu .. a menos de um mes atraz tava com essa mesma duvida que vc .. me
indicaram o virtualBox ,software da Sun .. eu te recomento tb
Esta aqui um e-mail que mandei pra lista apos a instalação com sucesso do
VirtualBox Usando o Ubuntu 8.04

Demorei mais to respondendo aqui na lista como fiz para instalar o virtualbox
no Ubuntu8.04.

Tive
um pouco de trabalho por desconhecer que o Kernel,tem digamos que
"modulos auxiliares" que permitem então a instalação do Virtualbox.
Passo-a-Passo

Geito facinho :P
Verifiquei
a versão do Kernel, com o comando "uname -r" ,no meu caso
"2.6.24-19-generic",abri o Synaptic e procurei por VitualBox .. marquei
para download:
virtualbox-ose
virtualbox-ose-guest module for linux-image-2.6.24-19-generic
então apos discuti aqui na lista,recebi a dica que faltava um complemento para
o meu Kernel.

então novamente no synapitc procurei por "linux-headers", e selecionei todos os
que mencionavam a versão do meu kernel.
linux-headers-2.6.24-19-generic e alguns pacotes dependetes.

Apos isso Vitualbox funcionando
 perfeitamente.

Luana Freitas