Micro bom pra funcionar com ubuntu é o Acer. Tenho um Aspire 3005nlmi
que já é antiguinho. Tudo reconhecido na instalação, rede, som, video,
modem e wifi. Está instalado o ubuntu nele desde a versão 6 e venho só
atualizando. Nunca precisei formatar! No começo o wifi só funcionava com
ndiswrapper, já com a versão 8 não precisou mais pois tem driver para
bcm43. Gosto demais dos notes da Acer. Na boa? Eu junto um pouco mais e
compro um micro de marca conhecida. No futuro sei q terei um respaldo da
marca caso precise de assistência. Meu micro tem 3 anos e nunca foi pra
assistência. Mas sei q se precisar, terei a Acer do Brasil a minha
disposição. A bateria não pega mais carga, somente agora que esta
precisando de reparo.

Att

Pedro.