Cara,

Tem um manual do Ubuntu que vc pode acessar pelo próprio menu, tem um ícone
de uma bóia, ideal pra quem tá pedindo socorro. ;)
Nesse manual, procure por "Conectar Internet" ou ADSL, e vai te falar pra
você executar 2 ou 3 comandos no terminal no Ubuntu pra configurar sua
conexão com a net.
Também sou leigo no Linux, mas quando instalei o Ubuntu, entrei nesse manual
e em 5 minutos minha conexão estava funcionando.

boa sorte!

Marcio Oliveira