Marcelo,

Não é bobeira você ter que iniciar um usuário com senha, ao contrário.
Entrando como root você estará pondo em risco seu sistema, pois qualquer
coisa poderá ser efetuada sem sua permissão.
Utilizando um usuário, toda e qualquer alteração no sistema só será
efetuada mediante sua autorização ao ser-lhe solicitada a autenticação
como root.
Não é incoveniente, é segurança.

Salles (Nethell)