2008/10/30 Salles <[EMAIL PROTECTED]>

> Erasmo,
>
> Apesar de gostar das facilidades de um DreamWeaver por exemplo na
> automatização da criação de páginas, seria bom você arranjar um tempinho
> extra para editar htmls, dhtmls e scripts componentes.
> Será muito útil na solução de alguns impasses que você possa vir a
> encontrar na estrutura de um site.
> Muitas vezes "editar na mão" gera melhores resultados e te permite
> "controlar" uma estrutura com maior precisão e economia de espaço.
> Já ví em muitos sites imagens redimensionadas "para caber" em uma tabela
> [...]

Olá Salles, Erasmo, pessoal da lista.

Sem querer criar flame (por favor, nem respondam a essa mensagem se for pra
criar uma chama e com certeza não responderei) mas se é para ganhar din-din
o melhor é produzir mais em menos tempo e sinceramente, se a página (ou
melhor) o site puder sair de bandeija com scripts todos funcionando e
razoavelmente otimizados o fato de demorar uns segundos a mais pra carregar
não vão fazer muita diferença, mas eu demorar umas 3 semanas a mais para
conseguir esse ganho de uns 3 segundos não vale a pena, principalmente se
tiver com o prazo apertado. Nisso a turma do Tio Bil fez um belo trabalho,
tudo mal que a custa de a gente ficar preso neles, mas a idéia mais moderna
de ferramenta, seja para Web, seja para Desktop, é você criar o modelo da
aplicação em nível bem alto e a ferramenta faz o resto: codifica, executa,
distribui, gerencia o projeto, gera os relatórios, faz upload etc. Só que
isso é CARO para o desenvolvedor. E o mundo open source ainda não está
suficientemente maduro neste nível. Ferramentas até que tem, mas não estão
integradas em um verdadeiro ambiente RAD. Neste ponto de vista, viva o
Dreamwaver e cia. O teu exemplo da figura na tabela é trival. Ninguém em sã
consciência vai colocar um figura em alta resolução num site, apenas
redimensionando. Isso não é desenvolvimento. Melhor seria o cara usar o
Openoffice e salvar o documento como html, pelo menos a suite já dá uma
fatiada na imagem. E olha que pra nada disso precisa html, mas conhecimento
sobre como as figuras são. O cara pra fazer isso precisa não de curso sobre
html, mas de curso sobre figuras. Se for para mexer em scripts, também não
precisa html, mas saber de linguagem de programação, e linguagem de
programação significa desenvolvimento, o que deveria ser feito por pessoal
qualificado. Quer colocar uma página pessoal e não sabe a mínima de
programação, ou não tem tempo para aprender, usa um blog, que já tá pronto.
O que digo é que devemos pensar cada coisa em seu lugar. Se o cara pede uma
informação sobre algo equivalente a dreamwaver, sejamos dignos e digamos a
ele: no linux não tem ainda, as alternativas são: amaya, nvu etc., etc. etc.
mas fique claro que você não vai ter as facilidade da ferramenta
proprietária, e também que vai ter que ralar mais no "baixo" nível. Bom é
isso que eu penso

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.